segunda-feira, 16 de julho de 2007

Harry Potter e a Ordem da fênix



Pois é, até que enfim chega aos cinemas Harry Potter e a Ordem da fênix, e já não era hora. Eu particularmente estava ansioso pela estréia. É difícil entender como uma série de românces teoricamente bobos destinados inicialmente ao publico infantil, conseguiu conquistar tanta gente no mundo todo. E comigo não foi diferente, sou um dos que se curvou a magia dos livros da série. Admito que no início até cheguei a relutar em assistir os filmes e acreditem, nem cogitava na remota possibilidade de ler os livros. Mas por influência do meu irmão caçula, que na época gostava e hoje é fanático, acabei fazendo parte do time .

O quinto filme desenvolver um ar muito mais político e sinistro também. Mostra Harry Potter muito mais maduro e ao mesmo tempo conturbado, confuso, perdido mas definitivamente disposto a enfrentar o seu destino. É impossível deixar de notar algumas semelhanças com a realidade, como o que os governos são capazes de fazer para se manter no poder e o quanto isso pode interferir na vida das pessoas. Mas se você quer saber minha opinião sobre qual a mensagem mais importante do filme, eu diria que é sobre o amor e a amizade. De que sem essa palavrinha de apenas quatro letras e o apoio dos nossos amigos e da família, somos simplesmente vazios. É importante notar que estes sentimentos fizeram toda a diferença no caminho que o personagem acaba tomando e que no final das contas, ele se descobre como uma pessoa qualquer, assim...como eu e você. Ou como ele mesmo define ainda no primeiro filme: "sou o harry, só harry...".

Acho que que ai está o segredo do sucesso dos filmes e dos livros, e está muito além da magia das vassouras voando, dos quadros que tomam vida e criaturas mágicas, está senhores, na simplicidade do personagem e como nos vemos refletidos nesta simplicidade. Nos damos conta de que muito diferente do super-homem, não somos um poço de perfeição e bondade, mas sim um misto de bom e mau, amor e ódio, tristezas e alegrias. É a combinação desses sentimentos que fazem com que nos sentimos tão apegados à Harry e que fazem dele, nada mais que humano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda não vi o filme, mas em fim alguém me fez entender o que devemos buscar nele....
É isso aí cara, sem amor, o que somos?
Abraços grande Fhavo...

Anônimo disse...

...
*o*
Muito bom a explicação *o*
tem alguns "trouxas" ke ainda não entendem bem :P
Bem...
essse é o melhor filme ke vi,não o melhor mais,todos são os melhores,então
HUMUHUMUNUKUNUKUAPUA'A
MOSKAU
CACOOO ARREBENTAAA chááá *o*